Moro agradece Lasier pelo apoio para manter Coaf na Justiça

O ministro da Justiça, Sergio Moro, agradeceu esta noite (4) o senador Lasier Martins (Pode-RS) pelo engajamento para manter o Coaf na sua pasta. “Meu obrigado ao senhor e ao bloco parlamentar que apoiou a nossa proposta. Mantive até o fim a esperança de manter o órgão no ministério, mas compreendi que foi preciso abrir mão deste ponto da medida provisória da reforma administrativa para não colocar a aprovação dela em risco”, afirmou Moro a Lasier durante audiência no gabinete do ministro com parlamentares do Podemos.

O senador gaúcho lembrou que todos os oito integrantes da bancada de seu partido no Senado votaram pela continuidade do órgão de controle financeiro nas mãos do ministro. “Está nas mãos da Justiça uma última chance de reversão da volta do Coaf para a Economia, que é ação direta de inconstitucionalidade proposta pelo Podemos”, acrescentou Lasier, que chamou Moro de “o cidadão brasileiro mais respeitado do país”.

Lasier assegurou também que a legenda votará integralmente a favor do pacote anticrime em tramitação no Senado e pediu apoio dele à sua Proposta de Emenda Constitucional (PEC) protocolada ontem e que acaba com a possibilidade de indulto presidencial para condenados por crimes contra a Administração Pública.

O ministro louvou a iniciativa e comentou que o governo estuda apenas a edição de decretos de perdão com finalidade humanitária, como para pacientes terminais e deficiências incapacitantes. Em relação ao pacote anticrime e outras medidas defendidas por ele, Moro afirmou que espera a sua aprovação “o quanto antes”. “Os índices de criminalidade já caíram nos primeiros meses do ano, mas ainda são muito elevados e são resultado de múltiplos fatores que precisam ser enfrentados”, concluiu.