Lasier sugere Bolsonaro que use fundo eleitoral para socorrer vulneráveis

O senador Lasier Martins (Podemos-RS) encaminhou ofício ao presidente Bolsonaro sugerindo que ele remaneje imediatamente R$ 22 bilhões do fundo eleitoral e do PLN4 para pagar um bônus emergencial a 46 milhões de brasileiros, visando evitar a fome e o caos social gerados pela pandemia do Covid-19. Os recursos remanejados atenderiam a um contingente de pessoas que não recebem benefícios previdenciários, Bolsa Família ou BPC.

No texto, ele explicou ao presidente que essa ação está respaldada pelo Decreto 6 /2020, que declarou estado de calamidade pública no país. A ideia é socorrer o quanto antes os mais desprotegidos: trabalhadores informais, microempreendedores individuais, desempregados e pessoas em extrema pobreza e vulnerabilidade social.

“Neste momento, é preciso a união de esforços e a sensibilidade das autoridades para compatibilizar as ações emergenciais de saúde com as de proteção social. Por isso, acreditamos que essas medidas ajudarão a mitigar os efeitos durante e após a crise, para uma camada da população que já está sendo afetada por essa situação tão calamitosa”, diz o senador.

(ASCOM)