Lasier homenageia estudante gaúcha no Senado

Lasier Martins (Pode-RS) foi à tribuna do Senado esta tarde (29) para congratular a estudante gaúcha Juliana Estradioto, de 18 anos, por ter conquistado na última sexta-feira (24) o primeiro lugar na categoria Ciências Materiais do International Science and Engineering Fair, considerada a maior feira de ciências do mundo.

“A notícia orgulha a todo o Rio Grande do Sul”, discursou o senador, que protocolou na Mesa Diretora um voto de aplauso da Casa. Juliana se destacou no evento em Phoenix, capital do Arizona, nos Estados Unidos, que envolveu 1,8 mil estudantes de ensino médio de 80 países.

Como prêmio, um asteroide será batizado com o nome da estudante egressa do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, onde se formou recentemente no curso técnico de administração integrado ao ensino médio. Com a premiação, Juliana também se credenciou a comparecer à cerimônia do Prêmio Nobel, na Suécia.

A pesquisa vencedora de Juliana tratou do aproveitamento da macadâmia para substituir sintéticos. Juliana criou farinha biodegradável que se converte numa membrana flexível e resistente. O produto barato e sustentável serve de curativo para pele e se transforma em sacolas descartáveis.

Natural de Osório, cidade do litoral norte do estado com 40 mil habitantes, Juliana já ganhou 40 prêmios científicos nacionais e internacionais e participou de outras feiras nos Estados Unidos.

(ASCOM)