Lasier comemora a inclusão digital de jovens em Canela

Os 100 alunos da Escola Estadual de Educação Básica Neusa Mari Pacheco, de Canela (RS), que integraram o projeto “Conectando seu Futuro”, do Facebook, receberam nesta noite (12) seus certificados do curso de ferramentas digitais. Graças à indicação feita por Lasier Martins (Podemos-RS), os adolescentes usufruíram de uma capacitação exclusiva e gratuita.

“Os alunos desta escola são privilegiados por receberem um ensino de referência no estado. Fico feliz de voltar aqui e perceber mais um avanço”, disse Lasier, que participou da cerimônia de conclusão do curso. O senador, que foi recebido pelo diretor Márcio Gallas Boelter, também distribuiu aos alunos 300 exemplares da Constituição em Miúdos, versão acessível da Lei Maior, voltada à conscientização política dos jovens.

Reconhecida em nível nacional como referência em educação pública de tempo integral e modelo de projeto educacional com participação efetiva da comunidade, a escola fundada em 1913 abriu portas a mais inovação, treinando jovens em ferramentas digitais exigidas no mercado de trabalho.

Em parceria com a Recode – organização não-governamental que atua em emancipação digital há 24 anos e presente em sete países –, o projeto ofereceu 80 horas de formação técnica. Metade desse tempo serviu para preparar os participantes a operarem recursos modernos conscientemente.

FOCO PROFISSIONAL
Foram abordados ainda no curso temas como inteligência artificial, internet das coisas e realidade aumentada. Por fim, os jovens receberam orientação de como progredir na carreira profissional ou por conta própria. O Banco Mundial estima que mais da metade dos brasileiros nessa faixa etária carecem de competências para disputar vagas ligadas ao meio digital, inibindo o progresso do país.