Lasier busca novos recursos para conter as cheias do rio Caí

Em audiência com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, o senador Lasier Martins (Podemos-RS), junto com comitiva de prefeitos do Vale do Caí, solicitou recursos para projeto que busca solucionar o problema das cheias do rio da região, que atingem 200 mil pessoas na época das chuvas.

De acordo com o presidente da Metroplan, Rodrigo Schnitzer, também presente na reunião, são necessários cerca de R$ 7 milhões para viabilizar os estudos complementares que incluem, agora, os trechos médio e alto da bacia do rio Caí, uma vez que o projeto da parte baixa já foi concluído e pago pelo estado. O ministro garantiu que irá trabalhar para reservar na proposta orçamentária de 2020 verba para essa obra. “Vou conversar com o relator da Lei Orçamentária do próximo ano para alocarmos esse recurso. Essa contenção de cheias é importante, a população não pode mais sofrer com isso”, afirmou Canuto.

A Metroplan ficou responsável por apresentar o projeto e cadastrar a proposta junto ao Ministério até janeiro. Participaram do encontro os prefeitos de Maratá, Fernando Schrannel, de Brochier, Clauro Josir de Carvalho, de Alto Feliz, Paulo Martins, de São José do Sul, Silvio Inácio Souza, e de Westfália, Otávio Landmeier.

(ASCOM)