Lasier busca investimento chinês para o RS

O Senador Lasier Martins (PSD-RS) visitou no dia 4/07 o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, para discutir oportunidades de investimento chinês em infraestrutura e indústria no Rio Grande do Sul. Foram avaliadas possibilidades de acordos nas áreas de usinas térmicas a carvão mineral e construção de rodovias e pontes, entre outros alvos, sugeridas pelo senador.

Essas iniciativas poderão incluir recursos do Fundo Brasil-China de Investimentos em Infraestrutura, formado recentemente com um aporte de US$ 20 bilhões. Li informou que deverá visitar o estado em outubro, em resposta ao convite de Lasier. Além disso, o representante chinês mostrou interesse em apresentar empresários de seu país interessados em conhecer potenciais negócios no Rio Grande do Sul.

Uma segunda conversa para tratar de oportunidades de investimento chinês no Rio Grande do Sul já foi confirmação pelo embaixador da China, Li Jinzhang, marcada para o dia 9 de agosto. Desta vez acompanhado do governador José Ivo Sartori (PMDB). Na oportunidade, o chefe do Executivo gaúcho irá apresentar três projetos detalhados nas áreas de indústria e infraestrutura. A ida de Li ao estado está prevista, por sua vez, para outubro