Inscrições para Jovem Senador 2019 vão até 16 de agosto

Está aberta a temporada 2019 do Jovem Senador. O programa consiste em um concurso de redação nacional, no qual os vencedores — um de cada Unidade da Federação — ganham uma viagem de uma semana em Brasília, quando várias atividades vão simular o caminho das leis. Os estudantes das escolas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, terão a chance de viver a experiência real dos senadores, exercendo todo o processo legislativo. As ideias legislativas apresentadas pelos participantes tramitarão normalmente na Casa e podem até virar lei.

Neste ano, o tema do concurso será “Cidadão que acompanha o Orçamento público dá valor ao Brasil” e vai ocorrer de 25 a 30 de novembro. Esses quatro dias começam com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado. O programa criado pela Resolução 42/2010 chega à nona edição anual como importante estímulo à educação e à inserção dos jovens na política.

Para participar, as instituições podem promover um concurso de redação interno entre os alunos com o tema anual e enviar o melhor texto à Secretaria de Educação do Estado. A secretaria, por sua vez, selecionará três redações para representar o estado na etapa nacional. No Senado, uma comissão julgadora é formada para classificar os textos de cada uma das unidades da Federação e também o primeiro, o segundo e o terceiro colocados nacionais. As inscrições vão até 16 de agosto. Mais informações no www.senado.leg.br/jovemsenador.

(ASCOM)