Dia Mundial do Meio Ambiente


Audiência pública no Senado debate morte de corais
por substância tóxica em protetor solar

Nesta quarta-feira, 5 de maio, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Senado realizará audiência pública para debater a proibição da venda de protetores solares com substâncias tóxicas para os recifes de corais. O debate ocorrerá na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), a partir das 11h, e será transmitido pelo portal e-Cidadania (senado.leg.br/ecidadania).

O encontro proposto pelo senador Lasier Martins (Pode-RS) subsidiará seu projeto de lei que bane os produtos com oxibenzona, presente na maioria dos bloqueadores disponíveis no país e um dos responsáveis pela crescente morte de corais em todo o mundo.

Para o debate foram convidados representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério do Meio Ambiente, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, de instituições de defesa ambiental e da indústria de cosméticos.

Segundo Lasier, estudos mostram que 90% dos recifes do planeta podem desaparecer até 2050 em razão de protetores solares. Seu PL 616/2019 exige mudança na fórmula desses produtos e que a composição apareça nos rótulos, bulas e embalagens, sob pena de cancelamento de registro e apreensão de seus lotes em todo território nacional.

Participe da audiência

http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania: senado.leg.br/ecidadania
Alô Senado: 0800-612211

(ASCOM)