CAXIAS EM 2040

O Rio Grande do Sul só se tornou forte economicamente pela colaboração da serra gaúcha e, mais especialmente, pelo poderio industrial de Caxias do Sul. Este município, berço da colonização italiana, tem servido ao logo de décadas como alicerce do desenvolvimento do estado. Não por acaso, continua atraindo imigrantes de várias partes do estado e do país, inclusive refugiados de outras nações, todos em busca de melhores oportunidades, o que também aumenta as demandas para o poder público local.

Hoje, momento em que a cidade começa a sair da crise, antes da maioria dos municípios brasileiros, lideranças de inúmeros setores da região empreendem energias em um movimento denominado MobiCaxias (Mobilização por Caxias), formalizado como uma associação civil criada para atender a um planejamento de ações com vistas ao futuro, mais precisamente, para os próximos 20 anos. Sociedade civil, poder público, universidades, empresas, sindicatos e instituições em geral são os protagonistas desta elogiável empreitada. Entenderam que ficar só à espera do Estado é retardar as soluções.

Durante recente visita a Caxias do Sul, em encontro com vários atores deste movimento, tive a oportunidade de conhecer melhor os objetivos e ações que vêm sendo tomadas pelo MobiCaxias. Muito bem organizado e com estudos avançados, há clareza sobre prioridades na área da infraestrutura, vitais para a região em constante progresso: construção do Aeroporto Regional da Serra, em Vila Oliva, duplicação da RS-122, da Rota do Sol, extensão da Rodovia do Parque até o município de Portão e o sonho dos empresários da região, um porto no Litoral Norte para escoamento da produção.

Planejamento, desenvolvimento sustentável, oportunidades e serviços públicos de qualidade. Manter e atrair investimentos. Potencializar as vocações locais, como empreendedorismo e turismo. De minha parte, já solicitei audiência com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, a fim de apresentar as ele, junto com os líderes caxienses, as demandas do MobiCaxias. Sou parceiro, em Brasília, para contribuir com o progresso contínuo desta região que muito orgulha os gaúchos.

Lasier Martins
Senador Podemos-RS

Artigo publicado no Jornal Pioneiro