Bancada gaúcha pede à União medidas para mitigar efeitos da seca

Lasier Martins (Podemos-RS) e outros representantes da bancada gaúcha solicitaram esta noite (11) à União, durante audiência com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, ações urgentes para mitigar os efeitos drásticos da longa estiagem no Rio Grande do Sul. Ao lado do governador Eduardo Leite, os parlamentares pediram a renegociação dos créditos de custeio e venda contratados até a safra 2019/2020, vencidos ou a vencer nesse exercício, além de outras parcelas de investimento com apoio federal.

Foram apresentadas outras propostas para aliviar a pressão de dívidas rurais, incluindo a abertura de linhas emergenciais de financiamento, atenção especial aos produtores de tabaco e uma bolsa assistencial de um salário mínimo para famílias do campo de baixa renda, por um período de três meses. Na lista há ainda pedido de ações para garantir abastecimento de milho para suplementar a dieta de animais.

O Banco Central estima que, no segundo semestre de 2019, os agricultores do estado alcançaram um passivo de R$ 18,7 bilhões em crédito rural por meio de 225 mil contratos.

(ASCOM)