Avança projeto que intitula Gramado como Capital Nacional do Chocolate

A Comissão de Educação (CE) do Senado Federal aprovou por unanimidade nesta terça-feira (15) relatório do senador Lasier Martins favorável à proposta que confere a Gramado o título de Capital Nacional do Chocolate Artesanal.

“Hoje Gramado conta com 19 fábricas, que produzem os mais finos e variados chocolates de diferentes qualidades e preços”, observa Lasier. “O título vai estimular ainda mais o turismo que já é consagrado na cidade”, acrescenta.

O autor da proposta, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), na justificativa da proposta destaca a importância de Jaime Prawer como o empreendedor responsável pelo início de um novo conceito na produção de chocolate artesanal em Gramado, notabilizado pela qualidade em todo o processo, da escolha da matéria prima até a embalagem. A iniciativa de Prawer, que chegou no município em 1970, foi motivada por perceber a combinação entre características do território e o clima de frio ideal, perfeito para a produção e comercialização do produto.

Localizada na Serra Gaúcha, na Região das Hortências, 90% das receitas do município hoje devem-se ao turismo. O chocolate, os atrativos naturais, como os vales da região, além da arquitetura, a gastronomia e manifestações da cultura de imigrantes italianos e alemães atraem mais de seis milhões de visitantes por ano.

A matéria segue agora para votação no plenário do Senado.

(ASCOM)