A escola gaúcha selecionada para estrear um plano de inclusão digital do Facebook

Escola pública de Canela foi indicada pelo senador Lasier Martins e está entre as dez brasileiras que serão atendidas pelo programa de formação digital de jovens

Uma escola da Serra Gaúcha está entre as dez brasileiras selecionadas para um amplo programa de inclusão digital que será promovido pelo Facebook no Brasil. Trata-se da Escola Estadual de Educação Básica (EEEB) Neusa Mari Pacheco, de Canela, que foi indicada pelo senador gaúcho Lasier Martins (Podemos-RS) para a fase de estreia do projeto “Conectando seu Futuro”, voltado à formação tecnológica de jovens brasileiros.

Além de Canela, a primeira etapa do plano do Facebook inclui outras quatro escolas de Itapissuma (PE), Planaltina de Goiás (GO), São Paulo (SP) e Macapá (AP). No segundo semestre, outras cinco escolas serão beneficiadas no país.

À coluna, o senador informou que a escola de Canela é uma referência nacional em educação pública de tempo integral. Ele conta que, ao visitar a instituição, também lhe chamou a atenção o envolvimento da comunidade com o ambiente escolar.

 

Alunos da escola Neusa Mari Pacheco, de Canela, participam do Desfile de 7 de setembro pelas ruas da cidade
Arquivo / Escola Neusa Mari Pachec

 

— Conheci esta escola há três anos e fiquei impressionado com o envolvimento da comunidade. O fato de ser de tempo integral valoriza ainda mais o belo trabalho desenvolvido pela direção, professores e servidores  — explicou Lasier.

O projeto, organizado pelo Facebook, oferecerá mais de 80 horas de cursos que buscam capacitar alunos nas ferramentas digitais cada vez mais procuradas pelo público e exigidas pelo mercado de trabalho. E o melhor: tudo de forma gratuita. Também serão abordados temas como inteligência artificial, internet das coisas e realidade aumentada. Por fim, os jovens recebem orientação de como progredir na carreira profissional ou por conta própria.

Lasier Martins
Senador (PODE-RS)

Artigo publicado no Gaúcha Zero Hora