Lasier louva a resistência do RS na luta contra a pandemia

Lasier Martins (Podemos-RS) louvou esta noite (20), durante votação online do plenário do Senado, os resultados alentadores obtidos pelo Rio Grande do Sul no combate à Covid-19. “Sem deixar de deplorar os 161 óbitos de gaúchos acometidos pela doença até hoje, é alentador perceber que o estado está dando conta do enfrentamento da pandemia”, disse.

Para Lasier, os números refletem uma estruturada rede de atendimento aos doentes no estado, com 383 leitos de UTI apenas no Sistema Único de Saúde (SUS), realidade que irá se ampliar nos próximos dias. Além da robustez do polo hospitalar, o êxito também se deve à articulação bem-sucedida entre o governo estadual e as prefeituras na política de distanciamento social controlado. “Espero que continuemos assim nessa terrível crise”, concluiu.

O senador também defendeu emenda ao projeto de lei 2324/2020, a ser votado hoje no Senado e que regula a cessão compulsória de leitos desocupados em hospitais privados para internação de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com a Covid-19. Lasier quer transparência nos valores e na forma como os serviços contratados emergencialmente serão pagos, respeitando a realidade de mercado.

(ASCOM)